Paraíba é destaque no maior encontro de empreendedores de favela com investidores do asfalto, a ExpoFavela

Paraíba é destaque no maior encontro de empreendedores de favela com investidores do asfalto, a ExpoFavela

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Grupo paraibano se destacou com sua diversidade de empreendimentos e o grande número de participantes no evento que aconteceu em São Paulo

Uma delegação de quase 30 pessoas, entre empreendedores, apoiadores e membros da Central Única das Favelas na Paraíba (CUFA-PB), marcou presença durante os três dias de programação da ExpoFavela. O evento aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de abril, em São Paulo, com objetivo impulsionar, fortalecer e aproxima empreendedores da favela com investidores do asfalto.

Do grupo paraibano, quatro empreendedoras foram selecionadas pela curadoria geral do evento. Foram elas: Camila Rocha, proprietária da cabelaria inclusiva Tzora Gang; Aline Gouveia, representante das Sereias da Penha; Géssica Cândido, proprietária da Gbioartes, especializada em biojóias e Hirlla Pereira, empreendedora cultural responsável pela Batalha da Ponte.

Além da participação dessas quatro selecionadas, a CUFA Paraíba - que ocuparam estandes da Feira Brasil, espaço batizado de “camelódromo” dentro da programação da ExpoFavela que reuniu empreendedores de todo país - participaram ainda outras seis empreendedoras de João Pessoa e da cidade de Conde, com a comercialização de produtos diversos. Sandry Albuquerque, empreendedora na área de trançado afro e peças artesanais com porcelana fria, inspiradas na cultura afro; Jake Furtado, trancista e empreendedora do ramo de cabelos afro; Erika Bezerra, empreendedora na área de bijuterias; Lucia Helena, representante da Associação de Costureiras Unilins; Preta Langy, proprietária da Casa da Preta Langy, salão especializado em cabelos afro e produtos naturais e Nevinha Silva, empreendedora do Shopping Rural da cidade de Conde, com doces de tambaba, além da cachaça artesanal e peças em crochê.

A comitiva contou ainda com a presença de lideranças da CUFA PB, membros do SEBRAE JP, além de parceiros convidados pela CUFA e empreendedores que estarão no evento dando suporte aos expositores.

Segundo Emerson Silva, presidente da CUFA João Pessoa e coordenador da delegação que esteve na ExpoFavela “o evento mostrou toda a potência que as favelas de todo país possuem. A cooperação, a criatividade, a visão de futuro. Ouvimos muito lá que ou o país divide a riqueza gerada pelas favelas, ou vamos lidar com as consequências geradas pela injustiça social promovida pela elite. Temos um futuro e nele, o Brasil inclui as pessoas favelas e todos os valores gerados nesses territórios”.

Kalyne Lima, coordenadora da CUFA na Paraíba e copresidenta Nacional da instituição, avaliou de forma muito positiva a participação do estado: “a Paraíba fez bonito, levou uma delegação de 30 pessoas entre Empreendedores expositores, apoiadores, membros da instituição e convidados parceiros, lá, mostramos o melhor do nosso Estado. Ocupamos cada espaço de forma qualificada e com a certeza de que o impacto que cada um de nós vivenciou, nos tornará agentes multiplicadores nos territórios onde atuamos. A metodologia da CUFA Paraíba tem sido essa e o resultado do trabalho podemos ver a partir desses avanços que apresentamos”.

A CUFA, junto com alguns parceiros, vem buscando alternativas para fomentar a qualificação e o empreendedorismo em favelas. A ação mais recente foi a formação de uma turma de 30 mulheres em publicidade digital através de uma parceria com a startup Blubirds, uma área que têm crescido bastante e que possibilita a geração de trabalho e renda. A organização agora se prepara para o pós ExpoFavela, com a ampliação do projeto Favela Empreendedora que busca potencializar a economia de favela.

Search