Delegação paraibana se prepara para participar da ExpoFavela, evento corporativo que acontece entre os dias 15 e 17 de abril em São Paulo
Com uma delegação de quase 30 pessoas, entre empreendedores, apoiadores e membros da CUFA - Central Única das Favelas na Paraíba, o estado marcará presença durante os três dias de programação do maior evento que movimenta o empreendedorismo de favela: A ExpoFavela. A ação, que acontece de 15 a 17 de abril, em São Paulo, tem como objetivo impulsionar, fortalecer e aproxima empreendedores da favela com investidores do asfalto.
Do grupo paraibano, quatro empreendedoras foram selecionadas pela curadoria geral do evento. São elas: Camila Rocha, proprietária da cabelaria inclusiva Tzora Gang; Aline Gouveia, representante das Sereias da Penha; Géssica Cândido, proprietária da Gbioartes, especializada em biojóias e Hirlla Pereira, empreendedora cultural responsável pela Batalha da Ponte, estão recebendo monitorias individuais e concorrem ao fundo de investimentos divulgado pelo evento.
Além da participação dessas quatro selecionadas, a CUFA Paraíba - que ocupará três estandes da Feira Brasil, espaço batizado de “camelódromo” dentro da programação da ExpoFavela e que vai reunir empreendedores de todo país - estará recebendo ainda outras seis empreendedoras de João Pessoa e da cidade de Conde, com a comercialização de produtos diversos. Sandry Albuquerque, empreendedora na área de trançado afro e peças artesanais com porcelana fria, inspiradas na cultura afro; Jake Furtado, trancista e empreendedora do ramo de cabelos afro; Erika Bezerra, empreendedora na área de bijuterias; Lucia Helena, representante da Associação de Costureiras Unilins; Preta Langy, proprietária da Casa da Preta Langy, salão especializado em cabelos afro e produtos naturais e Nevinha Silva, empreendedora do Shopping Rural da cidade de Conde, com doces de tambaba, além da cachaça artesanal e peças em crochê.
A comitiva conta ainda com a presença de lideranças da CUFA PB, membros do SEBRAE JP, além de parceiros convidados pela CUFA e empreendedores que estarão no evento dando suporte aos expositores.
Para Emerson Silva, presidente da CUFA João Pessoa e coordenador da delegação que estará na ExpoFavela, a rede formada em torno dessas empreendedoras foi fundamental para a ida do estado de forma tão representativa: “Focamos no projeto Mães da Favela durante toda a pandemia. Sabemos a potência das mulheres, e esse é o reflexo e o resultado de um trabalho que só cresce. Estamos muito felizes com os parceiros que se somaram nessa corrente e que possibilitaram essa viagem”.
Kalyne Lima, coordenadora da CUFA na Paraíba e copresidenta Nacional da instituição, avalia de forma muito positiva a participação do estado: “A flexibilização pós-pandemia dá uma sensação de que a vida está voltando ao normal, mas alguns impactos negativos vão demorar um pouco mais para retroceder, um deles é o encolhimento da economia. Na Paraíba, mais de 40% da população enfrenta algum nível de insegurança alimentar. Com o alto índice de desemprego no país, o empreendedorismo é uma alternativa e a população de favela tem muita potencialidade, o que falta é oportunidade e a ExpoFavela veio justo para buscar equalizar e aproximar asfalto e favela. Essa é uma grande conquista para nós”.
“Mobilizar o poder publico, a iniciativa privada e o terceiro setor é uma das alternativas que temos para impulsionar a retomada da economia no país, essa é uma perspectiva que se mostra promissora. O SEBRAE, a prefeitura de João Pessoa, o Governo do Estado, além de pessoas que se somaram a essa corrente, tudo isso nos indica um futuro mais justo e inclusivo”, conclui Thiago Batista, articulador institucional da CUFA na Paraíba.
A CUFA, junto com alguns parceiros, vem buscando alternativas para fomentar a qualificação e o empreendedorismo em favelas. A ação mais recente foi a formação de uma turma de 30 mulheres em publicidade digital através de uma parceria com a startup Blubirds, uma área que têm crescido bastante e que possibilita a geração de trabalho e renda. A organização agora se prepara para o pós ExpoFavela, com a ampliação do projeto Favela Empreendedora que busca potencializar a economia de favela.